Páginas

6 de outubro de 2011

BROCA QUE FAZ FURO QUADRADO?

Daí que há alguns dias eu recebi um vídeo com o seguinte comentário: “O QUE SERÁ QUE FALTA PARA OS CHINESES LANÇAREM?”. Assim mesmo, em caixa alta. Achei o vídeo interessante... Ta, achei a ideia genial...
Só que me surgiu uma dúvida, que eu conto depois que você assistir o vídeo.



Então, a minha dúvida era: Para que afinal de contas serve uma broca para fazer furo quadrado?  Alias, para que serve um furo quadrado?
Fui pesquisar óbvio!!!
Foi então que eu descobri que essa “engenhoca” não é novidade, e nem foi inventada pelos chineses.
Acontece que em 1914 um engenheiro inglês, chamado Henry James Watts, inventou um aparelho e uma broca, que servia para que? Fazer furos quadrados... Mas para o “aparelho” funcionar era necessário uma chapa guia. O engenheiro patenteou a sua invenção em 1917 e era o fim da história. Como eu ainda não havia esclarecido a minha dúvida, procurei mais um pouco, e descobri algo interessante.
Desde 1917 nada havia sido feito para desenvolver a técnica, até que em 2002 um bacharel e mestre em Matemática, chamado Antonio Cesar da Costa Barros, brasileiro, formado pela USP, desenvolveu uma apresentação baseada no projeto de Watts para a 1ª Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, em Belo Horizonte.
Para fazer as animações do trabalho, ele precisou deduzir as equações do movimento da broca, tendo assim desenvolvido um sistema mecânico de engrenagens, que fazia a sincronização dos movimentos de translação e rotação da broca, dispensando a chapa guia.
Não contente Antonio foi além, desenvolveu um programa de computador para máquina CNC, que dispensa o dispositivo mecânico para fazer a sincronização e em 2008, registrou a patente no INPI.  Ou seja, é do BRASILL.



Eu entrei em contato com o Antonio, que gentilmente me enviou esse vídeo e duas fotos. A primeira uma peça em aço com uma polegada de espessura, com furo feito pelo aparelho que ele inventou e a segunda com furo feito na máquina CNC. Ele me disse também que está em busca de empresas interessadas em produzir o aparelho que ele desenvolveu ou que queiram comprar o programa para a máquina CNC.
E daí, vamos deixar os chineses ficarem com a fama?



Bom, eu sei que tem gente ainda curiosa para saber para que serve o tal furo quadrado, mas isso eu deixo para o proprio Antonio Cesar da Costa Barros responder:
“O furo quadrado é útil para travamento. Uma peça com terminal quadrado, encaixada num furo quadrado, fica impedida de girar. Uma conclusão que cheguei ao longo destes anos é que, atualmente a baixa utilização de furos quadrados se deve à dificuldade em fazê-los. O processo mais usado atualmente é a eletroerosão, o qual é lento e caro. Outros processos, como o laser e jato d'água, são caros e não têm controle de profundidade”.

E daí, esclarecido? :)


Um comentário:

  1. curioso isso.Meu prof de desenho mecânico , perguntou se agente achava que existia furo quadrado ,ai vim pesquisar :)

    ResponderExcluir