Páginas

27 de fevereiro de 2012

ILUMINAÇÃO ADEQUADA PARA OS AMBIENTES DA CASA

Olha só, o texto de hoje eu achei lá no site do jornal O Globo, e vou reproduzir aqui na íntegra, porque ele é muito bom e pode ajudar muito na hora de dar aquele "tapinha no visual" da sua casa. ;)
Acompanha aí....

Projeto luminotécnico Bella Luce Professional Lightning



A luz pode desenhar nos ambientes da casa os desejos e anseios de quem a habita. Os projetos de iluminação pretendem trazer, além de um bom resultado estético, as respostas às expectativas sensoriais e emocionais do morador. De acordo com a arquiteta Esther Stiller, para cada espaço há uma luz específica.Cada uma delas é responsável pela transmissão de determinada sensação, como, por exemplo, a de tranquilidade, de dinamismo ou de intimidade. Tudo vai depender da função que cada ambiente exerce.Veja também: Luminárias para incrementar o visual da sua casa
- Na casa, a iluminação é particularmente importante porque reforça a relação intima do ambiente com o morador. Ela tem que trazer essa sensação de bem estar, de repouso, de convívio social, de prática familiar, de proteção e de privacidade, seja na hora de um encontro social ou na hora de realizar um trabalho. O objetivo principal da iluminação é corresponder à expectativa dos sonhos e de bem estar do morador - diz Esther Stiller.
De acordo com a light designer Chean Hsui, com a tendência atual das residências de multiuso, são necessárias luzes para atender às diversas funções que cada cômodo exerce sem tirar do morador a sensação de conforto.
- As casas de hoje são muito mais do que moradias. Elas atendem a muitas funções. E o projeto de iluminação deve estar afinado com essas necessidades. Há uma luz especifica para cada cômodo e cada função que ele exerce. Com a harmonia entre a dinâmica do espaço e a luz, o morador terá um ambiente muito mais aconchegante, explica Chean Hsui.
- A preocupação com o consumo, com o meio ambiente, sem perder conforto e exigências estéticas, são a tônica. Hoje, existe disponível no mercado uma infinidade de lâmpadas com características que atendem a essas expectativas. A tendência é o balanceamento entre essas opções, sempre através do uso de bons equipamentos, dentre eles estão os controladores, ou dimmers, os acessórios e as luminárias propriamente ditas, que garantam o resultado pretendido - diz Regina Heinrich.
Na hora de pensar a decoração é preciso estar atento as escolhas das luminárias para compor o ambiente. Os produtos com filamentos de lâmpada aparentes podem incomodar a visão do morador. No entanto, há muitos produtos que exibem a lâmpada como parte do próprio produto. Nesse caso o arquiteto de iluminação Marcos Castilha destaca algumas soluções.
- Lâmpadas aparentes não são necessáriamente contra-indicadas. tudo depende do tipo de lâmpada, direção de seu fluxo, potência, brilho e etc. Por exemplo, uma lâmpada AR-111 pode ser utilizada aparente pois tem um recurso de "anti-ofuscamento" que impede o escape de luz fora da direção desejada. Uma lâmpada incandescente tipo "globo", por exemplo, muitas vezes é utilizada aparente como forma de tirar partido do seu caráter iconográfico. Mas como o brilho do seu filamento é difundido por uma superfície leitosa de grande diâmetro, não resulta na maioria das vezes em desconforto visual para o usuário. Em iluminação, quase tudo é possível, desde que se saiba o que se está fazendo - diz Marcos Castilha.




Um comentário:

  1. É com agrado que li a vossa publicação. No entanto verifico que na imagem apenas aparece iluminação directa, o que condiciona em muito o tipo de ambiente a criar e cenários disponíveis para este espaço, sobretudo junto à zona de estar. O possível "jogo" com a luz natural também me parece inexistente o que torna o espaço muito pouco eficiente e confortável. Aguardo novas publicações. Saudações luminosas. Ricardo Beirão.

    ResponderExcluir