Páginas

8 de novembro de 2011

ILUMINAÇÃO RECICLADA

Dai que eu tava olhando umas pastas no meu computador e achei um vídeo muito interessante... Falava sobre um projeto que reciclava lâmpadas fluorescentes sucateadas e as transformava em lâmpadas de led.
Cooomo?
Foi assim, dessa forma enfática mesmo que me fiz a pergunta. Curiosa que sou, fui pesquisar e achei não só informações sobre o projeto como o contato do engenheiro responsável, que foi muuuito gentil e me mandou mais informações, imagens e me autorizou a postar no blog.
Quanto comecei a ler as informações para escrever para o blog, percebi que aquele texto tava tão completo, tão certinho e tão didático, que não tive dúvidas... Resolvi postar na integra!
Bora ler?

ILUMINAR COM RECICLAGEM É ILUMINAR NOSSO FUTURO.
Engº Fernando Kiszewski



Hoje, mais do que em qualquer outro momento, necessitamos com urgência reciclar ideias e materiais. O projeto iluminação reciclada é a simples aplicação deste conceito. Nossa proposta trata do desenvolvimento de lâmpadas LED do tipo recicladas. As aplicações imediatas estão no campo da iluminação complementar, decorativa e utilitária. Tal proposta é embasada no reaproveitamento de lâmpadas fluorescentes sucateadas, geradoras de grandes volumes de lixo elétrico e tóxico. Na verdade queremos mais do que apenas reciclar, desejamos gerar uma nova concepção no aproveitamento destes recursos. Em nosso projeto, mais de 80% de todo o material empregado na construção das lâmpadas LED tem origem nas fluorescentes compactas sucateadas! Não nos enganemos, retrabalhar o lixo eletrônico/elétrico que todos nós contribuímos em produzir é um imenso desafio!

Construir lâmpadas LED-RECICLADAS viabilizando o emprego desse material é inovar esta tecnologia. Lâmpadas de baixo consumo, acessíveis, menos poluentes e com alguma "inteligência" agregada, certamente anunciam uma nova era para a iluminação.



Grande parte (mais de 90%) dos componentes eletrônicos empregado nos reatores de lâmpadas fluorescentes compactas apresentam condições de reutilização. Esta "matéria prima", quando bem incorporada ao sistema produtivo de fabricantes e recicladoras, contribuirá na diminuição dos custos de produção podendo proporcionar uma reciclagem menos onerosa com ganhos ambientais significativos.
Abaixo, imagens de soquetes de lâmpadas fluorescentes compactas queimadas e reator eletrônico sucateado. Desperdício, com alto risco ambiental!!


Modelo LED Reciclado - 19 LEDs – Iluminação Complementar

Modelos reciclados decorativos, consciência ambiental aliada a beleza e baixo


Detalhe do protótipo em delta (60 leds) configuração mista em 5mm e 10 mm cuja potência é aproximadamente 4W.
Este modelo reciclado tem potencial de iluminação semelhante ao de uma fluorescente compacta de 8W. A corrente nominal (operação) de uma fluorescente deste tipo é 100 mA (miliampères). No modelo LED, acima, o valor desta corrente é inferior a 40 mA.


Iluminação reciclada é um projeto embrionário e que está gradativamente evoluindo. Os trabalhos e pesquisas são realizados com investimentos próprios e por conta disso os avanços e aprimoramentos são lentos. A iluminação a LED já é uma realidade, reduzir seus custos e melhorar resultados ambientais são alguns dos principais desafios desse projeto.

Para completar, você pode assistir a esse vídeo ai embaixo, foi ele que despertou minha curiosidade.


O  projeto "Iluminação Reciclada" tem registros legais e busca complementar da forma mais produtiva possível as tarefas de reciclagem no setor da iluminação. A reciclagem química já é uma realidade, apesar de incipiente. A reciclagem eletrônica que, propomos, visa complementá-la permitindo um maior aproveitamento do material. Os processos são distintos, não concorrentes e se complementam.
Este é o verdadeiro diferencial do projeto, pois as ações conjuntas de ambos os processos (químico e eletrônico) permitem uma reciclagem mais completa e avanços significativos no maior benefício de todo

É isso... Quer saber mais, acesse o site do projeto.

*Gostaria de agradecer ao Engº Fernando Kiszewski, por ter tão gentilmente respondido o meu e-mail e desejar muito boa sorte, é com atitudes assim que as mudanças irão ocorrer.


Um comentário:

  1. Prezados amigos do blog Iluminação & Eletricidade, em nome da empresa Radak Sul, quero registrar nossos agradecimentos pela iniciativa de divulgação do projeto "Iluminação Reciclada".
    Nosso cordial abraço,em especial à Andreza.
    Rosane Manara

    ResponderExcluir